Esse espaço foi criado para dividir com vocês assuntos cotidianos, viagens, sonhos e planos.... Espero que gostem e participem!!!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tudo que eu devia saber na vida aprendi no Jardim-de-Infância!


Nesse primeiro post peço licensa a todos para não ser original. Quero apenas dividir com vocês a origem do nome do Blog e um pouco do que sou e de como levo a minha vida....

"Tudo o que eu devia saber na vida aprendi no Jardim-de-Infância" é o título de um livro do Robert Fulghum que meu pai ganhou de um amigo e me deu de presente quando acabou de ler, mais exatamente em 1990. Cheguei a presentear alguns amigos na época com esse livro porque simplesmente me encantei com as histórias, desconexas e contadas em pequenos contos de 2-3 páginas cada um. Um livro fácil de ler e que faz pessoas de todas as idades repensarem sobre o que realmente é importante na vida.

Parafraseando um trecho do livro: "A sabedoria não estava no topo da montanha mais alta, no útlimo ano de um curso superior, mas no tanque de areia do pátio da escolinha maternal".

Começo esse blog com algumas coisas que aprendemos desde crianças e que, mesmo sem perceber, nos acompanham por toda a vida adulta:

- Dividir tudo com os companheiros;
- Jogar conforme as regras do jogo;
- Não bater em ninguém;
- Guardar os brinquedos aonde os encontrava;
- Arrumar a bagunça que eu mesmo fazia;
- Não tocar no que não era meu;
- Pedir desculpas, se machucava alguém;
- Fazer de tudo um pouco - estudar, pensar e desenhar, pintar, cantar e dançar, brincar e trabalhar, de tudo um pouco, todos os dias;
- Ao sair pelo mundo, cuidado com o trânsito, ficar sempre de mãos dadas com o companheiro e sempre "de olho" na professora.

De todos os contos do livro, o que eu mais gosto é sobre o poder do grito. Sobre como podemos arruinar sentimentos e relacionamentos apenas pelo fato de desrespeitarmos o outro levantando a voz. No livro, Fulghum conta que povos antigos não usavam machados para derrubar árvores e sim gritavam por alguns dias, com raiva, até que a árvore morresse e eles conseguissem derrubá-la.

Assim como Fulghum, 
"Creio que a imaginação pode mais que o conhecimento, 
Que o mito pode mais que a história, 
Que os sonhos podem mais do que os fatos,
Que a esperança sempre vence mais a experiência."


Sejam Benvindos!

Para quem se interessar:

Título: Tudo o que eu devia saber na vida aprendi no Jardim-de-Infância
Autor: Robert Fulghum
Editora: Best Seller


2 comentários:

  1. Loura,

    Desejo sucesso e vida longa ao seu blog.

    Bela mensagem de abertura!

    A ele associo a sensacional frase de Madre Teresa de Calcutá: "Não permita que uma pessoa se retire de sua presença sem se sentir melhor e mais feliz!"

    Beijos,
    Cidão

    ResponderExcluir
  2. Gabriela,

    Seu blog está demais!

    Parabéns!!

    Beijinhus

    Anna Laura :)

    ResponderExcluir